Polimedicação
A polimedicação consiste na toma de vários medicamentos diariamente, geralmente ≥5 fármacos diferentes.
Pode provocar aumento do risco de efeitos adversos dos medicamentos, aumento do risco de quedas, agravamento da deterioração cognitiva, diminuição da adesão terapêutica, aumento dos custos de saúde, entre outros.
Como gerir a polimedicação?
- Fazer uma folha terapêutica com a medicação a tomar diariamente e a medicação a fazer em SOS e em que situações, por exemplo com recorte das caixas dos medicamentos;
- Guardar os medicamentos todos no mesmo local ou utilizar caixas pré-preparadas, envolvendo a família/cuidadores/recursos da comunidade (farmácia, centro de dia, etc);
- Levar as caixas de toda a medicação (incluindo a que faz em SOS) em todas as consultas;
- Quando numa consulta é dada indicação para parar um medicamento identificá-lo, por exemplo, com um X na caixa do medicamento.
Muito importante:
- Levar lista de todos os medicamentos que está a tomar ou embalagem de todos os medicamentos que está a tomar em todas as consultas, incluindo medicamentos naturais ou de ervanária e medicamentos que usa em SOS.
Isto permitirá ao seu médico perceber se é necessário algum ajuste da sua medicação, identificar e suspender fármacos que esteja a tomar cujos danos superam os benefícios, iniciar novos fármacos que necessita de forma segura, e assim reduzir a probabilidade de ter efeitos secundários e aumentar a eficácia e o efeito dos medicamentos que está a tomar.
Esta gestão da medicação torna-se ainda mais importante em pessoas com várias doenças crónicas, em idosos com >75 anos, em pessoas mais frágeis, com menor grau de autonomia e com função renal ou hepática em declínio.
Medicamentos mais frequentemente usados de forma indevida e cuja necessidade deve avaliar com o seu médico:
- Protetores gástricos (omeprazol, esomeprazol, lasoprazol, etc);
- Benzodiazepinas (diazepam, alprazolam, zolpidem, bromazepam, lorazepam, etc);
- Anti-inflamatórios não esteroides (nimesulide, celecoxib, ibuprofeno, diclofenac).
A gestão dos seu medicamentos deve ser feita com apoio de profissionais de saúde.
Qualquer questão, pode contactar a sua equipa de família da nossa USF.

